03/05/2010 23:47
A FASE Bahia já está colocando em prática os encaminhamentos do I Encontro Estadual de Planejamento do Projeto AMAs – Ano II. Nestes primeiros dias de maio, haverá especial atenção para com a retomada, de forma ampliada, do processo de formação de jovens e mulheres AMAs.
No período de 05 a 07 de maio, os 16 técnicos agropecuários e os 4 profissionais que integram a coordenação estadual Fase Bahia, atuando neste projeto, estarão em campo, distribuídos pelos 16 municípios onde serão organizadas as oficinas, que tem duração prevista para dois dias. Elas reunirão os 244 AMAs que atuam em 122 comunidades de 37 municípios. O conteúdo a ser trabalhado foi previamente debatido e definido, de maneira coletiva, pela Fase, mas cada uma das 16 oficinas respeitará características locais e o estágio de construção de conhecimentos já alcançados pelos AMAs.
Está prevista a socialização de informações sobre alternativas de comercialização para a agricultura familiar, que inclui o debate sobre os passos necessários para a obtenção do “Bloco do Produtor Rural”, e inscrição no SimBahia Rural, de modo a permitir que agricultores familiares possam vender parte de sua produção com a emissão de documentos fiscais, de apresentação e discussão de programas governamentais como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – e do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar –, ampliando assim as chances dos AMAs terem acesso a novos mercados.
Além disso as Oficinas serão também uma oportunidade para que AMAs, articuladores territoriais, integrantes da equipe técnica e da coordenação da FASE, possam avançar na identificação da situação em que se encontram os núcleos produtivos depois desses 9 meses de interrupção das atividades que se deveu à extrema demora do Governo da Bahia em renovar o convênio celebrado com a FASE.
Em breve, a FASE Bahia estará publicando aqui novas notícias sobre essas 16 Oficinas Modulares.