06/11/2007 16:31

Promovido pela FASE, em parceria com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (FETRAF Bahia), realizou-se em Feira de Santana-BA o Seminário Estadual de Avaliação e Sistematização do Projeto ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), nos dias 25 e 26 de outubro.

Este projeto é fruto de convênio celebrado entre a FASE Bahia e a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e representa mais um passo na caminhada institucional da FASE como entidade de educação popular e desenvolvimento que, na Bahia, vem priorizando o fortalecimento do ator coletivo Agricultura Familiar. A Fase entende que somente com uma agricultura familiar sustentável, praticando sistemas de produção agroecológicos, com relações de gênero e geração de renda mais equilibradas e justas, é que se reunirão as condições necessárias ao surgimento e consolidação de alternativas ao modelo de desenvolvimento insustentável e predatório hoje vigente e representado pelo agronegócio das monoculturas de exportação.

Este projeto desenvolveu atividades de assistência técnica e extensão rural direta em que profissionais de ciências agrárias, articulados em equipe coordenada pela FASE, promoviam ações de acompanhamento técnico e de assessoria a famílias e comunidades previamente selecionadas pelas instâncias locais de organização da agricultura familiar, nos municípios de Riacho de Santana; Oliveira dos Brejinhos; Brotas de Macaúbas; Licinio de Almeida; Marcionílio Souza; Ibiassucê; Campo Formoso; Caculé; Tabocas do Brejo Velho.

Era também previsto que em sua execução se fariam atividades diretas de formação em agroecologia para jovens que atuariam como Agentes Multiplicadores de ATER (AMA’s). Esses jovens, muitos dos quais mulheres, estimulados pelo projeto, passam a assumir responsabilidades na socialização de conhecimentos e implantação de experiências demonstrativas naquelas comunidades onde residem. Esta vertente do Projeto alcançou agricultores familiares dos municípios de Feira de Santana; Irará; Santo Estevão; Presidente Tancredo Neves; Mutuípe; Laje; Vitória da Conquista; Cândido Sales; Alagoinhas; Sátiro Dias; Santa Maria da Vitória; e Macaúbas.

O projeto tinha também um componente de fortalecimento da organização comunitária e sindical nos municípios, procurando criar condições para que as pessoas beneficiadas pelos diferentes tipos de ações (oficinas, treinamentos, visitas, seminários) percebessem que a problemática vivenciada pela Agricultura Familiar nestes municípios da Bahia tem causas e conseqüências que precisam ser continuamente estudadas e analisadas.

Com o encerramento deste projeto em 31 de outubro de 2007, a FASE e seus parceiros (FETRAF- Bahia, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs), associações) já estão se articulando para propor novas iniciativas de acesso a fundos públicos para viabilizar outras propostas e implementação de ações objetivando o fortalecimento da Agricultura Familiar, o exercício do controle social de políticas públicas e a disseminação de conhecimentos em agroecologia e desenvolvimento sustentável e solidário.