17/12/2008 17:09
A técnica agropecuária Maria José Gonçalves Santos, responsável pela assessoria que a Fase Bahia presta aos jovens e mulheres AMA’s de Cravolândia. Jiquiriçá, e Ubaíra, municípios que compõem o Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, organizou recentemente um curso sobre enxertia de cacaueiros.
Este curso faz parte das rotinas de assessoria técnica que regularmente vêm sendo feitas nas propriedades dos jovens e mulheres AMA’s, além de se constituir também em um momento para aprofundar parte dos conteúdos teóricos debatidos nos módulos de capacitação que todas as mulheres e jovens AMA’s participantes do projeto estão cursando.
O curso foi feito na comunidade do Boqueirão, município de Jiquiriçá, na propriedade familiar do Sr. Ismael, e teve a decisiva contribuição da parceria da CEPLAC – escritório de Jiquiriçá, através da presença e participação do Engenheiro Agrônomo Guilherme Ribeiro Silva. Além de aprender como fazer a enxertia em plantas de cacau, os agentes receberam informações sobre compatibilidade genética, clonagem de plantas, segurança alimentar, agrotóxicos, e ainda sobre destinação do lixo em uma propriedade familiar rural.
O curso feito no Boqueirão também permitiu a troca de experiência entre os participantes e um agricultor familiar da região, o Sr. Antônio, que já vem aplicando alternativas agroecológicas em sua propriedade e explicou aos presentes como faz e como utiliza bio-caldas, bio-fertilizantes e composto orgânico em seus plantios.