25/03/2009 12:30
No Vale do Jiquiriçá, por exemplo, a maioria dos núcleos produtivos será de fruticultura, porque as propriedades familiares já têm uma significativa produção de frutas (jaca, cacau, banana, coco, graviola, goiaba, mamão, abacaxi, maracujá e outras), e vários AMA’s já estão fazendo experiências iniciais de agroindustrialização de suas frutas, produzindo doces diversos.
Infelizmente, como a produção das frutas é muito sazonal, concentrando-se no limitado período das safras, verificam-se muitas perdas na própria propriedade familiar. Os preços alcançados com a comercialização também não compensam os esforços feitos pelas famílias para produzir e transportar as frutas in natura para as cidades próximas, pois, como a maioria das estradas e ramais rurais são muito ruins, as frutas ficam danificadas durante o transporte e os fretes ficam caros.
Pensando nisso, a técnica agropecuária Maria José organizou um mini-curso sobre fabricação caseira de doces, realizado na Comunidade de Estopa, município de Ubaíra, no dia 05 de março. Entre as pessoas que participaram desse mini-curso, conduzido com a metodologia de oficina (aprender fazendo) encontram-se AMA’s que optaram pela implantação de núcleos produtivos de fruticultura. Para implantação desses núcleos eles receberão recursos para a aquisição de mudas de plantas frutíferas e insumos, e também para equipamentos para a agroindustrialização caseira de frutas (freezeres; liquidificadores etc.).
Esta oficina foi monitorada pelas AMA’s Márcia dos Santos Moraes e Rose Sandra, e contou com a presença e participação de famílias agricultoras desta comunidade que são atendidas pelo projeto.