15/12/2006 09:02

Paralelamente às ações do curso Gestão em Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Elevação de Escolaridade ao Ensino Fundamental com Jovens e Adultos do Meio Rural, a Secretaria de Educação Mutuipe (SEDUC) e Fase/Projeto Semear estão realizando a formação continuada de professores, com duas turmas de educação de jovens e adultos (EJA) rural e urbana, com mais de 60 educadores e coordenadores pedagógicos. Os organizadores objetivam desenvolver metodologias adequadas às especificidades da educação de jovens, adultos do campo e agricultores familiares integradas com qualificação profissional baseadas nas experiências em curso do projeto Semear no município.

A formação dos agentes educativos tem uma carga horária inicial de 80 horas por turma e vai utilizar uma metodologia que contempla: concepção, organização curricular, metodologia e avaliação do projeto o eixo temático articulador e suas relações com os eixos temáticos, temas geradores e transversais; diretrizes para o ensino fundamental de EJA no âmbito urbano e rural e de educação do campo ; os indicadores de aprendizagem de EJA ensino fundamental; as áreas do conhecimento e suas relações com o arco ocupacional – Produção Rural; temas contemporâneos (direitos humanos, diversidade, relações étnico-raciais, de gênero e outros).

O material didático e os recursos utilizados nos cursos são coerentes com o processo de aprendizagem (desenvolvimento humano, afetivo, intelectual, psicossocial e o desenvolvimento de saberes, habilidades, atitudes e competências), portanto, são diversificados e adequados aos objetivos propostos.

A formação continuará em 2007, buscando como resultado a construção do Programa Político Pedagógico de EJA em Mutuipe. A proposta já está sendo elaborada coletivamente e em fevereiro de 2007, deverá ser apresentada uma proposta previa a se r analisada e debatida na Semana Pedagógica. Espera-se que ainda no primeiro semestre de 2007, a equipe Semear, os educadores, a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação efetivem o programa como Política Publica de Educação EJA no Município.