24/08/2010 22:10
As Oficinas Temáticas tem seus conteúdos definidos em função de demandas explicitadas pelos jovens e mulheres AMAs, em constante diálogo com as demais famílias de agricultores e agricultoras de cada comunidade, bem como, com a Equipe Técnica da FASE.
Laje é um dos municípios alcançados pela intervenção da FASE e que se localiza no Território do Vale do Jiquiriçá. A maioria dos agricultores familiares tem muito pouca terra e, portanto, precisa encontrar alternativas de gerar renda que não exijam a incorporação de novas áreas para cultivo ou criação. A assessoria técnica da FASE tem procurado atender estas demandas com procedimentos que elevam a produtividade das lavouras e criações, sem demandar insumos externos, e embasados nos princípios de integração dessas atividades com as características do bioma da Mata Atlântica. Conseguir uma produção com volumes maiores, sem aumentar a área utilizada e a quantidade de recursos consumidos, é uma possibilidade que vem sendo buscada.
Mas, muitas das famílias precisam de alternativas não agrícolas para complementar sua renda, e a FASE procura contribuir com debates de propostas, e experimentação de atividades que possam ser realizadas nas residências dos agricultores e agricultoras, de preferência utilizando recursos naturais existentes na propriedade, ou que possam vir a ser produzidos nos espaços de terra disponíveis para culturas e criações.
Assim sendo, no dia 4 de agosto, a técnica agropecuária Veronice Souza, responsável pela assessoria da FASE nos municípios de Laje, São Miguel das Matas, e Mutuípe, organizou uma Oficina Temática na comunidade do Tourinho, em Laje. Nesta Oficina, trabalhou-se a fabricação artesanal de trufas e ovos de páscoa. Sabe-se que muitos dos ingredientes para a produção desses doces ainda vão ter de ser adquiridos fora das propriedades, mas que já se pode ir utilizando insumos locais (frutas para recheio, por exemplo), e sempre é possível pensar na utilização futura do cacau e de seus derivados, pois em Laje e região agricultores familiares vem produzindo cacau já há bastante tempo.
A Oficina Temática contou com a presença e participação de jovens e mulheres AMAs, além de famílias das comunidades alcançadas pelo projeto. Participaram também a presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Laje, Jucélia Nogueira, e o Vereador Honorato Mendes que já foi dirigente sindical e associativo. A FASE preparou e distribuiu apostilas aos participantes, pois este material didático é fundamental para dar continuidade aos trabalhos de fabricação de doces e socialização do aprendizado nos grupos existentes nas comunidades.