16/08/2010 13:29
A FASE Bahia vem assessorando técnica e educativamente um grupo de agricultores familiares da comunidade de Alto Alegre, em Presidente Tancredo Neves.
A intervenção educativa da FASE busca criar as condições necessárias para que os próprios agricultores familiares qualifiquem sua capacidade de análise e entendam as vantagens de produzir seus insumos com recursos naturais já existentes em suas propriedades.
Agricultores e agricultoras envolvidos com a horta comunitária implantada pela FASE, com apoio de SolSoc, sabem que a fertilização do solo é de importância crucial para o sucesso da atividade, e de que o processo de reposição dos nutrientes tem de ser feito periódica e regularmente, sendo um dos principais custos de produção existentes neste tipo de atividade.
Por isso, as reflexões protagonizadas pela assessoria técnica da FASE vêm procurando chamar a atenção das pessoas participantes da horta para as alternativas de fertilização que existem. Assim sendo, especial atenção vem sendo dedicada a métodos de compostagem, pois o município de Presidente Tancredo Neves localiza-se no bioma da Mata Atlântica, onde a produção de biomassa é intensa e rápida, devido à abundância de água e luminosidade.
Em vez de considerar esta biomassa apenas como “ervas daninhas”, tenta-se entender como essas plantas que crescem abundantemente podem vir a se constituir em fontes de nutrientes para outras plantas, ao mesmo tempo em que melhoram a capacidade física do solo onde está localizada a horta.
Junto com as explicações teóricas feitas por Rosélia Melo, técnica agropecuária da FASE, organizam-se atividades práticas de elaboração de compostagem para que todas as pessoas possam não só entender os princípios teóricos, como aplicá-los em suas condições concretas de existência e de trabalho.
O composto, depois de pronto, será aplicado na própria horta e cada uma das pessoas que participou deste processo vai poder reaplicar a tecnologia em sua respectiva propriedade, multiplicando o aprendizado e socializando suas qualidades.