19/04/2010 15:51
Nos dias 30 e 31 de março de 2010, na Escola Agrotécnica do município de Sta. Inês, a Fase Bahia se somou a outras 43 representações da sociedade civil e do poder público de 15 municípios que formam o colegiado do território de identidade do Vale do Jiquiriçá, para participar da 3ª Oficina do Território do Vale do Jequiriçá.
O objetivo principal desta oficina foi identificar eixos temáticos para elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS. Para a Fase, a participação nesta oficina se mostrou importante, pois quatro municípios do Vale do Jiquiriçá (Laje, Mutuípe, Jiquiriçá e Ubaíra) fazem parte de sua área prioritária de intervenção, e outros municípios como São Miguel das Matas são alcançados através do projeto AMAs.
A Fase Bahia participou, junto com uma técnica agrícola e uma agente multiplicadora de ATER (AMA) de Mutuípe que participam do Projeto Ater/AMAs – Ano II, do grupo que debateu a gricultura familiar contribuindo na indicação de linhas de ação para o PTDRS. As prioridades apontadas são políticas públicas e programas governamentais essenciais para a agricultura familiar como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, ATER – Assessoria Técnica e Extensão Rural, crédito, beneficiamento / comercialização, banco de sementes e energia sustentável.
Dois professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apresentaram resultados iniciais de uma pesquisa que está sendo realizada em quatro municípios do Vale do Jiquiriçá (Mutuípe, Santa Inês, Ubaíra, e Jiquiriçá) sobre a dinâmica agrícola e impactos ambientais, utilizando resultados do Censo Agro-pecuário e a efetivação de diagnósticos participativos com a população. Esta equipe da UFRB, quando das visitas de campo em Mutuípe, entrevistou algumas AMAs do Projeto Fase/Ater/AMA, e solicitou contato com a Fase Bahia, em Salvador, para conhecer melhor o trabalho.
Foi apresentada uma agenda de trabalho territorial para abril e maio, na qual destacamos a participação da FASE em dois eventos: nos dias 14 e 15 de abril em Ubaíra, na Conferência de Economia Solidária; e nos dias 30 de abril, e 01 e 02 de maio, na Feira da Agricultura Familiar, e nacaminhada e manifestação pública dos trabalhadores e trabalhadoras do Pólo Sindical de Amargosa, em Mutuipe.