21/07/2011 22:27
Após mais de sete meses de atraso, o Governo da Bahia liberou os recursos da IIIª parcela do Convênio 343/09 – CAR SEDIR, que a FASE Bahia vinha executando desde o início de 2010. Com o depósito da quantia referente a esta terceira parcela (R$ 310.841,03), feito em 6 de junho, retomamos as atividades interrompidas em dezembro por causa da suspensão dos pagamentos devidos pelo Governo da Bahia.
Já em 1º de julho contratamos o pessoal técnico que vai atuar em campo. São 12 técnicos agropecuários entre rapazes e moças. Também foram contratados três profissionais de nível superior que vão atuar na Coordenação Técnica e mais duas pessoas para assumirem as responsabilidades inerentes à Gestão Administrativa e Financeira deste convênio.
Para poder qualificar esta retomada, a Fase Bahia realizou a V Reunião de Planejamento, em Salvador, nos dias 7 e 8 de junho que possibilitou amplo debate sobre quais devem ser os próximos passos. Coletivamente se construiu uma agenda de trabalho até o final de setembro.
Devido ao fato de terem sido recontratadas várias pessoas que atuaram nas etapas anteriores do Projeto AMAs, foi possível revisitar os temas da IV Reunião de Planejamento. A retomada também é favorecida porque vários dos articuladores territoriais atuantes nas etapas anteriores puderam se reintegrar, trazendo consigo a memória das experiências passadas e também sua capacidade de interagir com entidades sindicais parceiras da Fase nesta iniciativa de fortalecimento da agricultura familiar.
Todas as pessoas presentes na V Reunião de Planejamento assumiram compromissos explícitos de se esforçarem ao máximo para viabilizar a retomada. Foram programadas visitas às comunidades e AMAs para avaliar a situação dos núcleos produtivos, e verificar avanços alcançados no acesso a mercados institucionais e/ou locais para comercialização da produção dos jovens e mulheres agricultores familiares envolvidos nesta intervenção educativa da Fase.
Educadores populares da equipe Fase também participaram da reunião onde se construiu o planejamento do que se fará até setembro, contemplando-se atividades de formação como oficinas modulares. Definiram-se ainda datas e locais para as atividades de assessoria técnica às comunidades. Membros da Coordenação Estadual também elaboraram seus calendários, prevendo a realização das visitas da coordenação aos municípios e comunidades; e as reuniões de monitoramento e gestão que buscam integrar representantes das entidades sindicais parceiras, bem como, os próprios AMAs e outras pessoas das comunidades onde a Fase vem atuando.