25/08/2010 14:13

image

Dando continuidade à operacionalização das atividades previstas no Plano de Trabalho, integrantes da Coordenação Estadual e da Equipe Técnica da FASE vêm realizando Reuniões de Monitoramento e Gestão em diferentes municípios e territórios. Clicando aqui você fica sabendo mais sobre a concepção e metodologia desses eventos.

A Reunião de Monitoramento e Gestão, realizada em agosto, no Território do Portal do Sertão, contou com a presença de representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, e AMAs de comunidades dos municípios de Santo Estevão, Conceição da Feira, Anguera, Irará, e Feira de Santana.

Diane Oliveira representou a Coordenação Estadual, juntamente com os técnicos agropecuários Ana Isabel, e Jarbas Santana que são os integrantes da Equipe Técnica diretamente responsáveis pela assessoria aos AMAs e famílias agricultoras desses municípios. As reuniões de monitoramento permitem aos AMAs, às famílias das comunidades, e aos dirigentes sindicais e ativistas comunitários interessados, participarem de debates e de avaliações sobre as atividades realizadas no período anterior. São momentos em que se apontam para erros a serem corrigidos, mas também, são oportunidades para socialização de experiências exitosas protagonizadas pelos jovens e mulheres que atuam como AMAs.

Um dos exemplos comentados na reunião, foi a experiência da AMA de Irará, Maria de Fatima Bispo Pereira, da comunidade de Tapera Melão que vem conseguindo comercializar Beiju, através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. As pessoas presentes puderam resgatar então, os vários passos que vem sendo dados, com a assessoria da FASE, para que agricultores familiares e suas organizações associativas e sindicais não só ficassem sabendo da recente alteração na lei que trata desta política pública, mas também, para que tivessem acesso ao conhecimento dos passos necessários para acessar esta alternativa de comercialização de sua produção.

Com a socialização desta experiência da AMA Maria de Fátima, os AMAs das demais comunidades, e as outras pessoas presentes na reunião, puderam observar não só a agregação de valor à mandioca produzida que é vendida como beiju, mas também um exemplo prático de acesso ao mercado institucional que é a alimentação escolar.

São pequenos passos como este que, quando analisados em conjunto, fortalecem o ânimo dos próprios AMAs, da FASE, e de suas entidades parceiras. Outras experiência proveitosas relatadas na reunião foram os casos de AMAs que passaram a assumir responsabilidades de direção em suas associações comunitárias, como é o caso de Celeste, AMA de Santo Estevão; e de Célia Santana, da comunidade de Roçado, município de Anguera.