Helio Uchôa
02/07/2024 13:31
No sexto episódio do podcast “Vida de Merendeira”, exibido semanalmente no Spotify da Bandnews, Maria Emilia Pacheco, assessora do Núcleo de Políticas e Afirmativas da FASE (NuPA), foi uma das convidadas. O programa, que conta com o apoio do FNDE e a colaboração da Agência Brasileira de Cooperação e do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, tem como objetivo destacar a riqueza da diversidade cultural e regional do Brasil, valorizando a intersetorialidade no âmbito da alimentação escolar.
Durante a conversa, Maria Emilia Pacheco, que também é ex-presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), discutiu a política de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar, que prevê 30% de prioridade para esses produtos. Ela ressaltou a importância dessa medida para promover uma alimentação escolar saudável e sustentável, além de fortalecer a economia local e a agricultura familiar.
Maria Emilia também abordou os impactos negativos do uso de agrotóxicos na oferta de alimentos saudáveis nas escolas. “Nós temos um desafio estrutural nas cidades brasileiras por nossa sociedade não ter passado pelo processo de democratização da terra […] Precisamos de um programa nacional de redução dos agrotóxicos, pois não podemos aceitar que tenhamos um programa de alimentação escolar tão rico com o risco de introduzir venenos em nossa educação,” afirmou.
A participação de Maria Emilia Pacheco revisitou a necessidade de políticas públicas eficazes que garantam a saúde e o bem-estar dos estudantes, ao mesmo tempo em que valorizam e incentivam a produção agrícola sustentável e livre de agrotóxicos. O episódio ainda reforça a relevância de discussões contínuas sobre alimentação escolar e a necessidade de ações concretas para melhorar a qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas brasileiras.
Assista à entrevista completa no Canal da FASE
*sob supervisão de Paula Schitine