Marina Malheiro
24/05/2024 18:07

Parlamentares da Assembléia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), fizeram uma audiência pública para discutir as condições de trabalho das costureiras do Polo de Confecções do Agresta. A preocupação é com a garantia de direitos e com a remuneração dessas mulheres, que tem um papel tão importante para a economia da região.

O evento foi uma iniciativa coletiva dos mandatos dos deputados estaduais Rosa Amorim, Dani Portela e João Paulo do deputado federal Carlos Veras e da senadora Teresa Leitão. A pauta em discussão as condições de trabalho das costureiras do estado de pernambuco, principalmente voltado para o Agreste. A iniciativa é parte do projeto Costurando Moda com Direitos, realizada pela FASE/Fundo SAAP e foi citado pela reportagem da TV Asa Branca de Caruaru, afiliada da Rede Globo.

De acordo com os deputados, a maioria dessas mulheres trabalham em condições precárias, dentro de suas residências e com grandes jornadas de trabalho e pouca valorização. A coordenadora da FASE Pernambuco, Luiza de Marillac, esteve presente na audiência e compartilhou o ponto de vista das costureiras que fazem parte do projeto “Construindo Moda com Direito” e pesquisas realizadas.

“O primeiro passo coletivo é de enxergar a realidade e de enxergar-se nessa realidade como mulheres nesse lugar e nessa condição de trabalho, e nesse sentido várias organizações através de pesquisas realizadas têm ajudado a gente a enxergar a realidade que tem sido de um atarefamento pleno na vida das mulheres no seu dia a dia, de um trabalho da costura que se junta ao trabalho e a necessidade do cuidado com os filhos e com as famílias, do adoecimento, da ausência de políticas públicas de saúde, de educação, de moradia digna, de acesso a água, de creches que complicam e dificultam ainda mais a vida das mulheres e no meio ainda de uma cultura machista, onde as mulheres são violentadas cotidianamente. Esse é o retrato trazido por vocês (costureiras), e também lido pelas pesquisas realizadas.”afirmou, Luiza.

 

Veja a matéria completa:

 

*Estagiária da Comunicação, sob supervisão de Paula Schitine