20/04/2010 15:49
A FASE Bahia, juntamente com dirigentes e ativistas sindicais e comunitários de Laje e de São Miguel das Matas, realizou várias atividades relacionadas à disseminação de informações sobre Agricultura Familiar e a merenda escolar.
No dia 12 de março de 2010, a FASE Bahia facilitou uma Oficina, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, especificamente para debater a nova legislação que prevê a participação de agricultores familiares no fornecimento de produtos a serem utilizados na alimentação escolar.
Esta nova legislação, aprovada em 2009 e que modifica para melhor aspectos do PNAE – Programa Nacional da Alimentação Escolar –, é avaliada pela FASE como uma conquista importante, não só para agricultores familiares, mas também para a população escolar que passa a ter maiores chances de usufruir de uma alimentação sadia e livre de agrotóxicos.
O desafio é tirar esta lei do papel e fazer valer os direitos dos agricultores e dos estudantes.A FASE e seus parceiros entendem que esta nova lei só vai mesmo modificar a política pública de alimentação escolar, na medida em que as organizações sindicais e associativas, representativas de agricultores familiares, forem efetivamente informadas sobre seu conteúdo e se organizarem para dar os passos necessários para acessar esta alternativa de comercialização que envolve recursos públicos.
Por isso, além da realização da Oficina, técnicos e dirigentes do STR de Laje, e de São Miguel das Matas, com a assessoria da FASE, promoveram outra reunião, em 05de abril, para avançar no debate e definição do cardápio a ser servido nas escolas municipais, procurando identificar produtos da Agricultura Familiar passíveis de serem incorporados nas compras públicas. A reunião contou com a participação da Secretaria da Agricultura, da nutricionista e de educadoras da rede municipal de ensino, além de representantes de várias associações de agricultores familiares interessados em fornecer produtos para comercialização.