06/01/2009 15:40

Jovens e mulheres que atuam como AMA’s nas comunidades de municípios alcançados pela intervenção educativa da FASE no território do Sisal, vem conhecendo o processo de construção de barragens subterrâneas, através da assessoria técnica disponibilizada via Convênio DIREG – 060/2007 – SEAGRI SUAF FASE.

No dia 18/11 foi feita uma atividade para se conhecer esta alternativa de convivência com a sêca, observando-se o processo de construção de uma barragem subterrânea na propriedade familiar do Sr. Aricelso, na comunidade de Jurubeba, município de Candeal.

No dia 19/11, a Equipe Técnica da FASE que atua no Território do Sisal organizou outra atividade educativa sobre barragem subterrânea, desta vez na propriedade familiar do Sr. Antônio, na Comunidade de Munbuca, no município de Ichu. esta barragem vem sendo construída pela FATRES que é uma articulação de entidades do movimento sindical de trabalhadores rurais da agricultura familiar e da reforma agrária, existente em vários municípios da região do Sisal, e que vem realizando ações em parceria com a FASE e as entidades articuladas no Projeto de Inclusão Social de Jovens e Mulheres AMA’s.

Nessa parceria da FASE com a FATRES, coube aos jovens e mulheres AMA’s prestarem acompanhamento técnico às famílias de agricultores em cujas propriedades a FATRES constrói as barragens subterrâneas.

Especificamente esta barragem que aparece na fotografia, vem sendo construída com emprego de equipamento mecânico, mas existem também alternativas com emprego de força humana. O importante aqui é registrar o princípio da busca da conservação dos recursos hídricos já existentes no contexto da propriedade familiar e da comunidade.