05/10/2010 11:30

A FASE Bahia está presente em 7 municípios do Território do Sisal, e realizou um dos Laboratórios em agosto, reunindo AMAs de Valente, São Domingos, Conceição do Coité, Araci, e Serrinha. Aqui na página você encontra várias notícias sobre outros Laboratórios realizados pela FASE, para avançar no processo de formação de jovens e mulheres que atuam como AMAs em dezenas de comunidades.

Este Laboratório do Sisal se realizou nos dias 13 e 14 de agosto de 2010, nas dependências da Fazenda Madeira, onde está instalada a EFA de Valente (Escola Família Agrícola). A FASE Bahia vem procurando fortalecer parcerias com a rede de escolas família agrícola, nos municípios onde está trabalhando, porque acredita na pedagogia da alternância, como uma das estratégias mais importantes para qualificar a Educação do Campo e fortalecer a Agricultura Familiar. Vários dos técnicos agropecuários que integram a Equipe Técnica da FASE estudaram nas EFAs.

imageNeste laboratório que reuniu AMAs de vários municípios do Sisal, procurou-se dar ênfase àquelas atividades que são mais importantes para os jovens e mulheres que vêm atuando no Projeto AMAs II, bem como, para as famílias de agricultores que são assessorados e acompanhados pela FASE, nas comunidades onde residem os AMAs.

Muitas dessas famílias vêm conduzindo hortas para melhorar suas condições de acesso à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), e por isso dedicou-se parte do tempo do laboratório para conhecer a horta que funciona na EFA de Valente. Embora nem todos os agricultores possam reproduzir as condições encontradas na horta da EFA em suas propriedades, podem sim adaptar e adotar os princípios e conceitos aplicados naquela experiência concreta. E foi com este espírito que a Equipe Técnica da FASE Bahia atuante no Sisal orientou sua intervenção educativa. Os AMAs foram alertados para a importância de selecionar locais apropriados; sobre como localizar e construir canteiros; sobre métodos de produção de adubo orgânico aproveitando recursos existentes na própria propriedade. Também se dialogou sobre como conduzir a horta após a realização dos plantios, replantios, tratos culturais, enfim até o processo de colheita.

Outra atividade produtiva trabalhada neste Laboratório foi a avicultura que também tem grande importância para a segurança alimentar e nutricional das famílias e também como fonte de trabalho e renda. Os jovens e mulheres participantes do Laboratório puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o que deve ser feito para deixar o aviário bem higiênico, sobre como evitar a morte de aves por causa de doenças contagiosas.

Ainda houve tempo neste Laboratório para aprofundar conhecimentos sobre caprinocultura, que também é uma das atividades mais fundamentais para a Agricultura Familiar do Sisal. As pessoas puderam observar e trocar idéias sobre práticas como casqueamento dos caprinos; preparo de áreas e condução de plantios de forrageiras para assegurar reserva alimentar aos animais; silagem de gliricídeas que é uma planta da família das leguminosas que simultâneamente melhora a fertilidade do solo e fornece alimento aos animais no período da estiagem. Os jovens e mulheres AMAs puderam observar também métodos de amamentação de cabritos; coroamento e podas de algumas plantas frutíferas.

Este Laboratório contou com a presença e participação da Articuladora Territorial Cláudia Santos da Silva, o que é muito valioso para reforçar as parcerias com os STRs e associações comunitárias existentes nos municípios e comunidades em que a FASE Bahia está trabalhando o Projeto AMAs II.

image