21/07/2011 22:09


image

Entre as atividades de retomada do projeto AMAs II na região do Sisal estão as reuniões do técnico agropecuário Francisco Oliveira com o articulador territorial Edvan e integrantes das diretorias sindicais de São Domingos e Valente. Isso permitiu sintonizar aspirações e agendas das entidades parceiras com o novo contexto gerado pela liberação dos recursos da III parcela do Conv. 343/09.

Conforme se debateu na V Reunião de Planejamento, a prioridade é analisar a situação em que se encontram os Núcleos Produtivos dos jovens e mulheres AMAs para canalizar a assessoria técnica para eventual correção ou superação de problemas e dificuldades encontrados.

Colocando em prática esta determinação, a assessoria técnica da Fase já visitou o núcleo produtivo da AMA Valdenice, residente na Comunidade de Boa Esperança, no município de São Domingos. A experiência da AMA Valdenice prioriza a caprinocultura de leite e vem alcançando resultados razoáveis, tanto em termos de melhoria da segurança alimentar e nutricional da família, como em termos de acesso a mercados locais para comercialização do excedente produzido. Outro aspecto interessante desta experiência produtiva é a utilização de tecnologias de convivência com o semi-árido.

Outro núcleo produtivo que recebeu assessoria técnica nestes primeiros momentos da retomada, foi o da AMA Creuza, localizado na Comunidade de Morro do Mamote, no município de São Domingos. Trata-se de uma experiência de ovinocultura que já vinha sendo apontada como exemplar desde 2010, devido à dedicação e seriedade com que a AMA e sua família conduziam os trabalhos, bem como, por causa da razoável socialização dos conhecimentos produzidos com outras famílias de agricultores residentes na comunidade e nas proximidades.

Estas visitas de assessoria técnica também estão sendo feitas nos demais territórios onde a Fase Bahia e seus parceiros do movimento sindical e associativo da Agricultura Familiar, vêm retomando suas atividades.