Paula Schitine
05/12/2023 15:32
Organizações da sociedade civil, redes e movimentos sociais entregaram neste sábado (02), durante a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP28), uma carta ao governo brasileiro. Nomeado “Rumo a Cúpula dos Povos da COP 30″, o documento relata que as signatárias decidem por construir um “amplo processo autônomo da sociedade civil organizada denominado Cúpula dos Povos da COP 30. A 30ª edição da Conferência das Partes acontecerá em Belém, em 2025.
O documento foi entregue em mãos para o presidente Lula pela integrante do Grupo Carta de Belém, Maureen Santos, também coordenadora do Nucleo de Politicas e Alternativas da FASE. Na agenda com cerca de 130 representantes de organizações ainda participaram a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e outras ministras/os e governadores.
No documento as organizações destacam que o processo de debate e construção da política climática deve necessariamente envolver as organizações e povos da floresta, um dos mais diretamente afetados pela crise climática. “O debate climático é especialmente crucial do ponto de vista da construção de lutas comuns e para o avanço no processo de interconexões entre os movimentos sociais, redes e alianças da sociedade civil”, diz um trecho.
Baixe o documento na íntegra AQUI.
*Comunicadora da FASE