08/09/2011 22:03

A FASE Bahia, por meio da técnica agropecuária Andréa Almeida que atua em municípios do Território do Sisal participou ativamente de uma ação conjunta que beneficiou dezenas de pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicosocial (CAPs) de Araci.
O Caps atende à pessoas da área urbana e rural com algum tipo de transtorno mental que exige atenção periódica por parte de profissionais especializados. Os pacientes passam o dia inteiro no Caps, onde também se alimentam.
A FASE propôs reunir pacientes para que desenvolvessem práticas de horticultura, o que traz efeitos benéficos, tanto do ponto de vista ocupacional e terapêutico, como também nutricional, afinal, garante verduras e legumes saudáveis mais facilmente acessíveis aos pacientes. A produção local pode contribuir também para amenizar eventuais interrupções no fornecimento em caso de problemas orçamentários ou atrasos na remessa de verbas por parte dos setores governamentais responsáveis pela manutenção dos serviços.
Este exercício de solidariedade protagonizado pela FASE Bahia contou com a decisiva participação da técnica Andréa Almeida, e de jovens e mulheres AMA´s de Araci, que puderam aplicar conhecimentos de horticultura construídos ao longo do percurso formativo e das visitas de assessoria técnica feitas pela FASE.

Também participaram alunos do Pró-Jovem e os técnicos da Fundação Apaeb, além de vários profissionais do Caps de Araci.
Esta atividade foi realizada no dia 27 de junho e segundo Andréa “o nosso objetivo foi mostrar que a FASE é Solidariedade, e como eles estavam precisando de nossa ajuda, nada mais justo do que a FASE se somar às parceiras e fazer um bom trabalho”.