12/06/2013 13:24
O mundo está passando por mudanças significativas: a configuração mundial de poder está em movimento e o Brasil adquiriu status de ator global, com relações internacionais mais diversificadas, uma atuação forte no plano internacional e a reivindicação de ter uma poltrona na mesa das decisões.
A partir de 2003 observa-se uma substancial alteração do peso e da atuação do Estado brasileiro no cenário internacional. Dialeticamente, houve também uma modificação no que se refere à formulação da política externa no País.
Eis um debate que traz à tona o tema da democratização na formulação de política externa por grupos que defendem não apenas uma democratização em âmbito doméstico, mas do sistema internacional.
É neste cenário que será realizada a Conferência Nacional 2003 – 2013: uma nova política externa, de 15 a 18 de julho de 2013 no Campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento é promovido pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) e a FASE está entre as entidades organizadoras.
A conferência pretende contribuir para a análise e formulação das relações exteriores brasileiras e também para a democratização do seu processo decisório. Participarão pesquisadores, professores, estudantes, membros de movimentos e organizações sociais e políticas, quadros da gestão pública em relações internacionais e outros interessados.
Para participar, é necessário realizar inscrição através do site oficial da conferência. Onde é possível encontrar mais informações.
Todas as mesas e painéis são compostos por um especialista do governo, um da academia e outro da sociedade civil. Entre as presenças confirmadas estão o Embaixador Antonio Patriota, Ministro das Relações Exteriores e o ex-presidente Lula.