20/10/2010 10:45

image

A FASE Bahia é uma ONG que acredita e investe em parcerias, esforçando-se sempre por construir ações conjuntas que tragam benefícios para todos os envolvidos.

Assim sendo, durante o processo de planejamento e organização de Oficinas Temáticas nas comunidades, procura-se debater coletivamente qual o tema a ser trabalhado, considerando o contexto sócio ambiental em que atuam os jovens e mulheres AMAs nas diferentes comunidades de agricultores familiares alcançadas pela intervenção educativa da FASE. O tema a ser escolhido deve ter também relação com os assuntos abordados nas Oficinas Modulares, e facilitar o aprofundamento da organização social e produtiva dos agricultores familiares, favorecendo suas ações de defesa e reivindicação de direitos, bem como o acesso a políticas públicas e programas governamentais de interesse da agricultura familiar.

Uma vez definido o tema, a Equipe Técnica da FASE procura identificar o local mais apropriado para a realização da Oficina Temática, sempre respeitando o critério da semelhança com as condições de vida e de trabalho experimentadas pela maioria das famílias de agricultores envolvidos no Projeto AMAs II.
A situação ideal seria fazer a Oficina Temática na própria comunidade em que vivem e trabalham os AMAs, mas quando isto não é possível, a Equipe Técnica da FASE procura comunidades vizinhas. Foi o que aconteceu em setembro, no Território do Sisal, onde se realizou uma Oficina Temática em Capoeira do Rio que é uma comunidade próxima à Umbuzeiro, município de Ichu. A oficina foi realizada no dia 25/09, e o tema trabalhado foi Armazenamento de Ração, pois a atividade de caprino e ovinocultura é bastante freqüente entre as famílias agricultoras. E por tratar-se do Bioma da Caatinga, onde predominam condições climáticas caracterizadas como sendo do Semi Árido, as estiagens são freqüentes. Por isso, as práticas de produção e armazenamento de alimentos para os animais, são fundamentais para viabilizar e manter a produção, mesmo nos períodos de estiagem.
Respeitando esta concepção de convivência com o Semi Árido, a Equipe Técnica da FASE, organizou a Oficina para permitir aos participantes conhecer uma propriedade onde se plantam espécies forrageiras (capins), aproveitando os meses de chuva. Esta biomassa será então submetida a dois processos diferentes de conservação para posterior utilização nos meses sem chuva. Trata-se da fenação, e da silagem.

Os jovens e mulheres AMAs, e outros agricultores que participaram da Oficina Temática, puderam ver a parte de campo, onde trocaram conhecimentos sobre implantação e manutenção de capineiras, observaram como é o processo de produção do feno, bem como a parte de corte e trituração do capim para silagem. Em seguida, construíram conhecimentos sobre quais os procedimentos corretos para armazenar o feno e a silagem, de maneira a evitar a deterioração desses produtos.

Capoeira do Rio é uma comunidade onde existe uma associação que tem boa infraestrutura (máquinas, galpão) para a produção e armazenamento de feno e de silagem, cujas potencialidades podem ser ainda mais bem aproveitadas. Isto também foi abordado durante a Oficina Temática.