Onde Atuamos

A FASE conta com uma sede Nacional, localizada no Rio de Janeiro, e com programas regionais em seis estados do país.

 

Fase Amazônia

A Amazônia tem enorme peso no debate sobre os impasses do atual modelo de desenvolvimento. Além de denunciar impactos socioambientais de grandes empreendimentos econômicos e de infra-estrutura na região, a FASE contribui para a valorização de práticas e formas de vida de populações tradicionais e famílias agricultoras, por meio da agroecologia, e o fortalecimento de grupos de mulheres. Esse regional, com sede no Pará, defende ainda uma urbanização que considere as especificidades das cidades amazônicas.

Fase Mato Grosso

No estado conhecido como centro do agronegócio, esse regional atua fortalecendo a agricultura familiar e a agroecologia. Entre os objetivos estão a promoção da segurança alimentar e nutricional, a luta por justiça ambiental e o fortalecimento da organização das mulheres. Concentra suas atividades no Sudoeste do Mato Grosso e em municípios da Baixada Cuiabana. Sua sede está em Cáceres, entre os biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal.

Fase Pernambuco

A marca desse regional tem sido a relação com os movimentos sociais na Região Metropolitana de Recife e na Zona da Mata pernambucana. Criar estratégias para o monitoramento de políticas públicas e ferramentas para a garantia do direito à cidade é o centro do trabalho da FASE Pernambuco. Com sede na capital do estado, busca contribuir para a efetivação de um modelo de desenvolvimento que seja inclusivo, democrático e ambientalmente sustentável.

Fase Bahia

A FASE Bahia colabora no fortalecimento e articulação de famílias agricultoras na luta pela exigibilidade de seus direitos. Estimula o associativismo produtivo de grupos de mulheres e de jovens, além da capacitação para a gestão de experiências concretas que provam, mais que a possibilidade, a eficácia de um modo de desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, incentiva a comercialização em feiras e via mercados institucionais.

Fase Espírito Santo

A FASE Espírito Santo atua contra o modelo de desenvolvimento destruidor do meio ambiente e do clima, da cultura e de populações quilombolas, camponesas e pescadoras capixabas. Critica os chamados “desertos verdes”, enormes monoculturas industriais de eucalipto que substituíram a Mata Atlântica. Também promove atividades contra a intensa exploração do petróleo, crescente nos municípios litorâneos ao sul da capital Vitória, onde está a sede desse regional.

Fase Rio de Janeiro

A FASE Rio atua na região metropolitana fluminense para promover o direito à cidade, o que inclui a defesa de convívios justos em espaços urbanos democráticos e ambientalmente sustentáveis. Historicamente, além da capital, onde está a sede deste regional, a Baixada Fluminense é muito importante em suas ações. Hoje se observa, mais uma vez, os impactos sobre esta área de grande segregação socioespacial, desigualdade e violência.

Pará Mato Grosso Pernambuco Bahia Espírito Santo Rio de Janeiro
Enviando sua mensagem