27/09/2017 13:57

O programa da FASE no Espírito Santo e o Serviço de Análise e Assessoria a Projetos (SAAP) tornam público o resultado da segunda edição do Edital “Mais Vida, Menos Petróleo”. Ao todo foram recebidas 13 propostas de grupos e organizações populares do estado do Espírito Santo, com nove destas sendo selecionadas para apoio. Veja lista.

O edital integra a Campanha “Nem um poço a mais” e conta com a parceria da União Europeia¹. Os apoios objetivam contribuir para que grupos sociais de mulheres que atuam em municípios e/ou comunidades impactadas pela indústria petroleira ampliem sua capacidade de ação na defesa dos territórios em terra e mar.

Os grupos selecionados reúnem:

– Mulheres quilombolas (4 propostas) de Conceição da Barra e São Mateus, norte do Espírito Santo em busca de melhores condições de produção, alimentação e de permanência em seus territórios;

– Pescadoras e marisqueiras (1 proposta) de Conceição da Barra, na comercialização direta dos produtos do seu trabalho;

– Artistas e jovens artistas (3 propostas) na defesa de direitos das mulheres e no resgate e valorização da cultura local;

– Jornalistas ambientalistas (1 proposta) na produção e difusão de reportagens sobre o petróleo e as mulheres pescadoras no litoral do Espírito Santo.

Veja os aspectos analisados e pontuados em cada projeto.

Em defesa dos direitos humanos, das mulheres e da justiça ambiental

[1] O conteúdo desta publicação é de nossa responsabilidade exclusiva, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da UE.