08/05/2007 08:56
Este módulo trabalhou em torno do eixo temático “Sindicalismo e Educação”, abordando 4 temas geradores (i)Sindicato e processo formativos; (ii) Concepção e prática das organizações; (iii) Poder e Gênero e (iv) FETRAF E SINTRAF. O objetivo foi ajudar a compreender de forma dinâmica o processo de organização dos trabalhadores na luta pela garantia de seus direitos através da construção e reconstrução das suas instituições organizativas.
Vale ressaltar que, como se trata de um curso para elevação de escolaridade, foram também trabalhados os conteúdos de disciplinas como Português; História e Geografia (divisão geopolítica do Brasil; histórico dos programas de formação sindical no Brasil;
direito educação específica para os trabalhadores rurais; estudo do Referencial Nacional para as Escolas do Campo; participação das mulheres nos espaços de decisão; preparação do II Congresso da FETRAF). Assim como de Ciências, biologia e agricultura (saúde do corpo humano; produção de qualidade; monocultura; agronegócio; meio ambiente; agroecologia; sementes); de Língua Estrangeira – Espanhol; de Arte e Cultura (filme, noite cultural, filmagem da aula de campo sobre sementes).
Durante os 4 dias, foi possível desenvolver as seguintes atividades e metodologias: trabalhos de grupo e em grupo; plenárias de debates; leitura individual e coletiva de textos; leitura de imagem; dinâmicas de descontração; mística; desenhos; aula de campo; filmagem; exposição dialogada; músicas de animação e troca de exposição.
Houve uma grande participação nas atividades, porém a avaliação é de é 4 dias foram pouco tempo para se trabalhar tudo. As leituras sobre o surgimento da FETRAF na Bahia, com a leitura do relatório do seu I Congresso, bem como, de seus princípios, e das propostas de formação existentes na CUT em todo o Brasil, contribuíram para firmar o desejo de construir um novo sindicalismo e a identidade do agricultor e da agricultora familiar.