Renomeada como Núcleo de Políticas e Alternativas (NUPA) em 2023, a unidade foi criada como Grupo Nacional de Assessoria em 2014 com objetivo de fortalecer o processo de integração institucional e incentivar a produção de conhecimento, interpelando o conjunto da FASE sobre novas questões, articulando nacional e internacionalmente as causas e acúmulos da instituição, por meio da representação em espaços oficiais e da construção e fortalecimento de redes, campanhas, fóruns e articulações.
A atuação do NUPA está distribuída nas quatro causas em que a FASE atua, entre ações que são definidas anualmente no planejamento e em diálogo com o plano trienal da organização, em projetos que apoiam o trabalho institucional. As atividades vão desde a assessoria às outras unidades da FASE, passando pela incidência e articulação política, produção de conteúdo, formação e monitoramento, a depender do tema e projeto. Mineração e territórios livres; soberania, sistemas alimentares e agroecologia; direito à cidade, defesa das águas, mudanças climáticas e críticas aos mecanismos da economia verde; desmonte da legislação socioambiental, democratização do acesso à terra, ambientalização do agro e acordo UE-Mercosul são algumas das temáticas que permeiam a ação do GNA no plano trienal em curso.
Além da atuação interna, nacionalmente, o NUPA atua nas coordenações do Grupo Carta de Belém, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), da ANA Amazônia, da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, da Frente brasileira sobre o Acordo UE-Mercosul e EFTA-Mercosul, do Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), do Levante Popular da Amazônia, da Articulação inter-redes por territórios livres de mineração, do Comitê em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, e do Observatório de Conflitos da Mineração.
Ainda nacionalmente, é membro do Fórum Nacional de Reforma Urbana, da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip), da Articulação Agro é Fogo, da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS).
No âmbito internacional, o NUPA integra a Global Forest Coalition, Climate Land Use Alliance (Clara), Demand Climate Justice (DCJ) e da Rede SAN da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na América Latina, faz parte da Plataforma Latinoamericana por Justiça Climática (PLAJC)
Leia Mais:
Notícias
Coordenação
-
Maureen Santos
-
Aercio Barbosa de Oliveira
-
Jorge Eduardo Durão
-
Julianna Malerba
-
Maiana Maia
-
Maria Emilia Pacheco
Assessores
Rua das Palmeiras, 90 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - 22270-070