Élida Galvão
04/05/2023 14:57

Esse texto foi publicado originalmente no site do Fundo Dema.

Em representação da sociedade civil, Graça Costa, presidenta do Fundo Dema, foi empossada Conselheira do novo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), durante evento ocorrido nesta quinta-feira (04), no Palácio Itamaraty (DF), com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Com reconhecido histórico de atuação nos movimentos sociais, Graça foi nomeada para o mandato de dois anos, juntamente com outros 245 integrantes, que passam a assessorar o Presidente da República na formulação de políticas públicas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico social sustentável.

A nomeação de Graça vem atender a representatividade da luta em defesa da Amazônia e de seus povos, bem como da justiça climática e socioambiental frente à sua longa trajetória de atuação no Fundo Dema, na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e em diversas outras redes de articulação pela garantia ampla de direitos.

“É uma enorme satisfação do Fundo Dema passar a integrar este Conselho, mas também da nossa expectativa com relação à apresentação de pautas que são próprias do processo que o Fundo Dema vem vivenciando nesses 20 anos de existência, apoiando grupos que antes tinham muita dificuldade de acesso a recursos e que tem desenvolvido muitas iniciativas”, diz Graça Costa, sobre a representatividade do Fundo Dema no Conselho. “A perspectiva é de que nesse espaço de diálogo, de negociação e da possibilidade da garantia de políticas públicas, o Fundo Dema continue a ser esse instrumento de justiça climática e de luta pelos direitos territoriais, pelos modos de vida da população da floresta e também pela manutenção da sociobiodiversidade amazônica”, destaca.

Sobre o Conselho

Brasília (DF) 04/05/2023 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primrira-dama, Janja Lula da Silva, e de vários ministros, participa da primeira reunião do Conselhão – 1ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Esta é a primeira reunião CDESS, após sua recriação pelo Governo Federal. O chamado Conselhão foi extinto em 2019, em meio ao desmonte das políticas públicas e desarticulação da participação social promovidas pelo governo anterior. Entre os/as representantes do Conselho estão também: Davi Kopenawa, liderança indígena; Sueli Carneiro e Zélia Amador, militantes do movimento negro; Pe. Júlio Lancelotti, militante pelos direitos da população em situação de rua; Ayala Ferreira, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Bela Gil, ativista pela agroecologia.

Sob a coordenação do Presidente da República, o Conselho será um espaço de diálogo entre o Governo e sociedade. Tem o propósito de elaborar indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento, além de apreciar propostas de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico social sustentável, e articular as relações do Governo Federal com os representantes da sociedade civil e aos diversos setores representados no colegiado.

*Assessora de Comunicação do Fundo Dema