Helio Uchôa
06/09/2023 15:35

Nos dias 24 e 28 de Agosto, educadores da FASE Mato Grosso realizaram uma oficina para implantação de viveiros na Comunidade Sadia Vale Verde, em Cáceres. Durante os dois dias, a ação contou com a presença de 21 participantes e mais 16 horas de atividade. A oficina teve como objetivo capacitar agricultoras e agricultores para construção da estrutura de viveiros, desde o dimensionamento até a irrigação e produção de mudas. A meta do programa é plantar 75 mil árvores no bioma do Cerrado.

Presente como uma das palestrantes, a educadora da FASE Mato Grosso Marianna Santiago contou um pouco sobre como foram os dias de capacitação com os assentados e os benefícios reais da instalação destes viveiros, que possibilitarão uma agricultura mais organizada e forte.

“Ao dialogar com agricultoras e agricultores ainda nas mobilizações para implantação do projeto Quintais Produtivos para recuperação de áreas degradas em Mato Grosso, expomos a necessidade de implantação de viveiros em algumas comunidades. Tivemos uma grande aceitação para a implantação da estrutura”, conta.

Além do assentamento Sadia Vale Verde, foi realizado uma atividade de preparação de viveiro na comunidade Mata Comprida, também em Cáceres, com o objetivo de instalar mecanismos de irrigação nos viveiros, que incubarão as mudas que serão utilizadas na comunidade Laranjeira I, Mata Comprida e Laranjeira II.

“A FASE Mato Grosso trabalha com a organização e desenvolvimento local das comunidades, os viveiros vêm como uma estratégia de auto-organização, onde as próprias agricultoras e agricultores produzem mudas, e poderão comercializar o excedente. Assim, geram renda e agregam valor a sementes que já coletam, além de tirar a dependência de compra para aquisição de mudas que tinham. A ideia dos viveiros é manter um arsenal vivo de espécies dessas regiões”, afirma Mariana.

Além dos dois já produzidos, um terceiro viveiro na Comunidade Novo São José, no município de Lambari D´Oeste, está em processo de compra de material para a construção.

*Estagiário da Comunicação, sob supervisão de Paula Schitine