Editorial
16/09/2023 14:10

“Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar” (Irmã Dorothy Stang)

O líder jovem Darlon Neres, do Coletivo Guardiões do Bem Viver, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, em Santarém, Pará, está ameaçado. Ele entrou na mira dos madeireiros por erguer sua voz em defesa dos direitos territoriais do seu povo e da proteção da floresta em um evento público cujo registro foi amplamente divulgado nas redes sociais. Com uma foto do jovem Darlon, homens desconhecidos procuravam por ele em comunidades do Lago Grande.

O Território do PAE Lago Grande padece com a exploração ilegal de madeira, com a pesca predatória, com a pretensão da mineração de bauxita e com a ameaça de desafetação do assentamento para disponibilizá-lo ao voraz mercado de terras. Isso tem gerado muitos conflitos com lideranças comunitárias que mobilizam e organizam o povo para resistir e lutar por seus modos de vida, garantia dos seus direitos territoriais e a proteção da floresta.

Historicamente na Amazônia, a violência é o método utilizado pelos latifundiários, madeireiros, sojeiros, garimpeiros e toda gama de destruidores da floresta para ameaçar e matar lideranças que se levantam contra a opressão e exploração do povo e da natureza. Chico Mendes, Dorothy, Maria do Espírito Santo, Dema, Pe. Josimo e tantas outras e outros mártires perderam a vida por enfrentar a ganancia e a cobiça do grande capital.

Não permitiremos que Darlon Neres seja mais um mártir! A FASE se soma às demais organizações e movimentos e EXIGE que os órgãos estatais tomem providências para identificar e punir no rigor da lei os operadores e os mandantes das ameaças feitas a Darlon e tantas outras lideranças ameaçadas na região.

O carisma, o destemor, o compromisso e a fala potente do jovem Darlon Neres o elevaram naturalmente à categoria de liderança do PAE Lago Grande. EXIGIMOS a proteção da vida de Darlon Neres! Só há garantia de proteção da floresta, se houver garantia da vida e da segurança de seus defensores.