Marina Malheiro
17/10/2023 09:00

O III Encontro das Mulheres do Cerrado foi promovido pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado em conjunto com a Articulação de Mulheres do Cerrado construindo a Resistência, com apoio da CESE e Misereor.

O evento aconteceu de 5 a 7 de outubro, em Montes Claros, MG e teve a participação dos grupos Grande Sertões, Coletivo de Mulheres do MST Flores Pequi,  e Grupo de Mulheres de Riacho dos Machados, além da FASE.

As mulheres presentes compartilharam sobre as lutas pela Articulação Rosalino Gomes de Povos e Comunidades Tradicionais,  divulgaram resultados da agricultura familiar, da produção de doces e falaram sobre seus territórios, e como promovem outras maneiras de trabalhar com a terra e assegurar o sustento de suas casas. O evento também contou com diversas vivências em povos tradicionais no norte de Minas Gerais.

Cidinha Moura, coordenadora da FASE Mato Grosso e Maria Emília Pacheco, assessora do NUPA (Núcleo de Políticas e Alternativas) da FASE participaram e contribuíram na mobilização das pessoas, metodologia e na coordenação do encontro. Duas agricultoras, Eliana Martins e Josefa Francisco, de Mato Grosso, também participaram representando as mulheres do cerrado mato-grossense

“Foi um encontro potente, saímos mais animadas para continuar resistindo nos territórios tão ameaçados no cerrado brasileiro”, afirma Cidinha. 

No final do encontro, foi feita uma carta por todas as mulheres de todos os terriórios presentes em defesa da sociobiodiversidade do cerrado.

Leia a carta aqui – Carta Final – III Encontro Mulheres do Cerrado

*Estagiária da Comunicação, sob supervisão de Paula Schitine