Julia Tetê
01/04/2024 16:21

Na terça-feira (26/03), a FASE Bahia realizou o Seminário Interterritorial sobre Água e Preservação do Meio Ambiente, para agricultores e agricultoras dos territórios Vale do Jiquiriçá e  Baixo Sul baiano, com as presenças de Julimar Ferreira, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, da professora Adriana Conceição, representando a Rede SOS Rio Jiquiriçá e André Azevedo, engenheiro Ambiental do município de Mutuípe.

 

O promotor apresentou as ações do Ministério Público Estadual que têm sido feitas no combate ao desmatamento e controle do uso de agrotóxicos nos Territórios do Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul. Ele falou sobre as leis de proteção ambiental e a importância da preservação do meio ambiente, bem como a liberdade e o cuidado com os animais silvestres. Em seguida, a professora Adriana mostrou as ações da Rede SOS Rio Jiquiriçá e como foi formado o grupo de articulação para combate à poluição do rio que banha o território do Vale do Jiquiriçá. Ela fez uma explanação sobre as estratégias e perspectivas da rede para enfrentamento das mudanças climáticas no Vale do Jiquiriçá.

O engenheiro agrônomo, que esteve representando a Secretaria de Meio Ambiente do município, apresentou as ações que estão sendo realizadas para controle dos crimes ambientais em Mutuípe.

Seguindo a proposta do Seminário, a assessora do Núcleo de Políticas e Alternativas (NuPA) da FASE, Maiana Maia, apresentou as diversas frentes de atuação da FASE sobre temas ligados à água, preservação dos ecossistemas e bens comuns, fazendo um paralelo com o apoio da Fundação Tinker, com posterior abertura para contribuições e perguntas dos participantes.

Seminário “Água para que e para quem”. Foto: Júlia Têtê

Fernando Oiticica, Coordenador Técnico da FASE Bahia explicou quais serão as ações previstas no Projeto “Água para quê? E para quem? ”, que recebe o apoio da Fundação Tinker. O projeto será executado em quatro municípios nos territórios Vale do Jiquiriçá e Baixo sul da Bahia, contabilizando oito comunidades rurais já selecionadas. Entre elas estão as comunidades Pastinho e Rio do Braço no município de Mutuípe, Comunidade Dendezeiro no município de Laje e Boqueirão da Boa Ventura no município de Ubaíra. No município de Presidente Tancredo Neves estão selecionadas as comunidades Novo Horizonte, Umbaúba, Riacho do Caboclo e Ipiranga.

O projeto “Água para quê? E para quem?” tem o objetivo de contribuir para a democratização da gestão e acesso aos recursos hídricos no Brasil, proteção das águas e das matas ciliares, propor alternativas em torno da água como Direito Humano e bem comum essencial para a vida das gerações presentes e futuras.

 

 

Este evento foi possível graças ao apoio recebido da Fundação Tinker.

*Comunicadora da FASE Bahia