Marina Malheiro
18/06/2024 15:20
Na última semana de maio foi realizado o primeiro módulo do 1º Curso de Ativismo Antipetroleiro, uma parceria da FASE Espírito Santo e FASE Amazônia. O curso visa potencializar uma análise crítica e ampla da indústria petroleira no Brasil e no mundo, por meio da experiência de oito anos de atuação da campanha “Nem Um Poço a Mais”.
Sem intuito disciplinar, o curso tem o objetivo de desenvolver a capacidade analítica e expandir a construção contra-discursiva, habilidades fundamentais para o ativismo político de resistência e superação da civilização petroleira.
Após o primeiro módulo, que abordou o tema “Acolhimento, Finalidade e o Panorama do Curso”, Flávia Bernardes, educadora da FASE Espírito Santo, compartilhou suas impressões.
“Foi um início muito positivo e com um ótimo retorno. Tivemos representantes de 10 estados brasileiros neste primeiro momento do curso. Pessoas de diferentes regiões ameaçadas pela indústria de petróleo e gás interessadas em ampliar sua reflexão crítica”.
Um dos participantes, Vinícius Carvalho da Silva Mendes, da Pastoral da Ecologia Integral e Movimento SOS Jaconé Porto Não, contou sobre o começo do curso e suas expectativas.
“O primeiro módulo do Curso Antipetroleiro foi uma viagem histórico-cultural sobre o petróleo, com muitas informações relevantes a compreensão do ser ativista. Minha expectativa é absorver grandes conteúdos, conhecimentos, trocas. E que possamos ser um instrumento de legado social, ambiental e ativista na luta antipetróleo e anticapital”, concluiu.
*Estagiária da Comunicação, sob supervisão de Suzana Devulsky