Paula Schitine
28/06/2024 13:38
Voltado ao apoio de coletivos, grupos e associações comunitárias urbanas e periurbanas, para atuarem no enfrentamento às mudanças climáticas e na promoção de alternativas baseadas na justiça social, o Edital Cidades Amazônicas II – Floresta Viva em Movimento, lançado em 24 de maio de 2024, pelo Fundo Dema, integrou duas categorias de apoio, a de “Constituição de Organizações” e de a “Implementação de Projetos”.
Tendo sido prorrogado, o prazo para o envio de propostas na categoria “Constituição” foi encerrado no dia 19 de junho. Foram recebidos 18 projetos nesta categoria, vindos de todas as regiões abrangidas pelo Edital. Deste total, o Comitê Gestor do Fundo Dema aprovou 10 projetos, sendo seis localizados na Região Metropolitana de Belém e quatro na Região do Baixo Amazonas.
Os projetos aprovados demandam um valor total de R$ 92.550,00 para a formalização jurídica, que será acompanhada pelo Fundo Dema, por meio de assessoria jurídica e contábil disponibilizada às organizações, que podem, inclusive, concorrer à categoria “Implementação”, caso consigam encerrar os trâmites processuais até 31 de agosto de 2024, quando encerra o prazo de inscrição desta categoria.
*Comunicadora da FASE Nacional