06/11/2025 12:31

A FASE, com o apoio da Climate Land Use Alliance (CLUA) e da Misereor, lança a apostila criada para apoiar processos formativos iniciais sobre políticas climáticas voltados a povos e comunidades tradicionais e a agricultores e agricultoras familiares.

O conteúdo foi elaborado a partir das discussões do Programa Nacional de Formação de Multiplicadores e Multiplicadoras sobre Agricultura, Floresta e Justiça Climática (março–agosto de 2024). Nosso objetivo é fortalecer a participação de organizações e movimentos sociais nas COPs, especialmente na COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025.

Autores: Leticia Tura (Diretora Executiva da FASE), Maureen Santos (Coordenadora do Núcleo de Políticas e Alternativas — NUPA/FASE) e Pedro Martins (Educador — FASE Amazônia).
Este material faz parte da campanha “Justiça Climática: as soluções vêm dos territórios”, realizada pela FASE no contexto da COP30 e da Cúpula dos Povos, que reafirma que as soluções já existem: vêm das práticas populares, saberes tradicionais e resistência coletiva na cidade, no campo, na floresta e nas águas.

Não há justiça climática sem soberania dos povos.