30/11/2007 16:08

Acaba de ser publicado o número 113 da revista Proposta, a revista trimestral de debates da FASE. Esta edição tem algo de muito especial: trata-se de uma homenagem ao grande educador brasileiro Paulo Freire, que nos deixou há dez anos. Nos artigos e entrevistas da revista Proposta, podemos aprender sobre Paulo Freire como educador, político e ser humano. Seu legado na área da educação popular e sua reflexão sobre o processo educacional na relação educador-educando são tesouros que não devemos deixar de lado. A oportunidade de homenageá-lo não poderia ser desperdiçada pela FASE, instituição que caracterizou grande parte de sua intervenção pela idéia da educação popular.

A revista abre com um texto do próprio Paulo Freire, que ele redigiu em 1982 para o Partido dos Trabalhadores, ao qual era filiado. É um documento que visa contribuir para o debate partidário sobre educação, e tem um interessante valor histórico. Em seguida, Proposta reúne artigos de professores e militantes políticos que abraçaram a causa da educação popular sob a influência de Freire, e que estão até hoje perpetuando seu legado de variadas maneiras.

Em seguida, as professoras Lisete Arelaro e Regina Leite Garcia fazem reflexões sobre como Paulo Freire, se vivo estivesse, estaria vendo a atualidade da educação no Brasil. Após, a entrevista desta edição, com a educadora Selma Rocha, da Fundação Perseu Abramo, em que ela lembra sua experiência com Paulo Freire na secretaria de educação da cidade de São Paulo, onde Freire foi o secretário na gestão de Luiza Erundina. Então, vem o artigo de Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire e professor da Universidade de São Paulo, acerca do tema da educação popular.

O artigo seguinte é da viúva de Paulo Freire, Ana Maria de Araújo Freire, no qual ela explora memórias e o caráter pessoal de seu marido, mostrando como sua vida era integralmente marcada pelo compromisso com a beleza da educação e do desenvolvimento humano. Carlos Rodrigues Brandão, do Instituto Paulo Freire, reflete em seu artigo sobre a proximidade das idéias de Paulo Freire e do sociólogo português Boaventura de Souza Santos. O artigo do diretor da FASE Pedro Cláudio Cunca Bocayuva põe em perspectiva a pedagogia do oprimido.

Como se sabe, as idéias de Paulo Freire tiveram grande influência sobre os movimentos sociais brasileiros. Assim, não poderia deixar de haver um artigo produzido por um representante dos movimentos. José Guilherme Franco Gonzaga, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), faz uma carta ao mesmo tempo afetiva e política dirigida ao mestre. Os jornalistas da FASE contribuíram com uma reportagem sobre os caminhos da educação popular nos 46 anos de trabalho desta instituição, culminando com o que se realiza hoje nos diversos territórios onde a FASE está presente. Um artigo do grande educador popular Pedro Pontual, presidente do Conselho de Educação de Adultos da América Latina, encerra a revista.

Confira: