09/09/2014 13:11
Mel Mendes/Formad
O Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) e o Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT) lançaram, na última sexta-feira (5), o hot site da campanha MT Sustentável, que tem como base a “Agenda Mato Grosso democrático e sustentável: eleições 2014”. O documento, construído e assinado por 36 entidades de todo o estado, apresenta 72 propostas para o fortalecimento da política ambiental e de direitos humanos em Mato Grosso.
A plataforma on-line MT sustentável é um espaço no qual a sociedade poderá ter acesso às propostas e contribuir com as discussões levantadas pelas organizações dando uma nota de prioridade para os temas-chave. Além disso, é possível propor novas ações através do item ‘contato’.
A página www.mtsustentavel.org.br está dividida em dois eixos temáticos: “Terra e Justiça Ambiental” e “Vida, Povos e Direitos”, com subtemas e propostas de ações. Com essa iniciativa, as organizações pretendem promover o debate público e democrático sobre temas que, apesar de importantes, geralmente não estão contemplados nas campanhas eleitorais.
De acordo com o secretário executivo do Formad, João Inácio Wenzel, é preciso levar a discussão sobre esses temas para além das agendas das entidades, para que a população em geral conheça e compreenda a realidade socioambiental do Mato Grosso. João Inácio afirma ainda que o hot site foi pensado como uma forma de chamar a atenção dos candidatos ao governo do estado “para que eles levem em conta que tem muitos eleitores preocupados com essa temática e que eles não estão atendendo essa demanda da população. Dessa forma, pretende-se incidir na plataforma política dos candidatos”.
Em paralelo ao site, as organizações estão agendando reuniões com os candidatos ao governo do estado do Mato Grosso para apresentar e discutir as propostas contidas no documento. O objetivo é que as mesmas sejam incorporadas aos planos de governos e agendas políticas dos candidatos e que, a partir daí, se fortaleçam os espaços de diálogo entre governo e sociedade civil e o controle social de políticas públicas se efetive.
Acesse aqui a “Agenda Mato Grosso democrático e sustentável: eleições 2014”.