Vídeos

Comida de verdade na Amazônia


Realizado pelo programa da FASE na Amazônia, o vídeo “Comida de verdade na Amazônia” é uma experiência dos caminhos da segurança alimentar trilhados pelas comunidades extrativistas e quilombolas na defesa do direito humano a alimentação adequada.

Agricultura familiar, povos de comunidades tradicionais da Amazônia vivem e produzem historicamente para alimentar. Piquiá, bacaba, pajurá, patauá e outros alimentos estão cada vez mais difíceis de encontrar nas feiras por causa do desmatamento provocado pela abertura das estradas e pela expansão agropecuária.

A cultura alimentar da Amazônia é rica de sabores e saberes ancestrais e de receitas de bem viver. Para Marta, agricultora de Iguarapé-Miri (PA) a riqueza se acha na natureza.

Falar de segurança alimentar na Amazônia é falar de luta pelo direito a terra, ao território e a água. É falar da luta por direitos humanos. A agricultura familiar enfrenta inúmeros obstáculos para conseguir comercializar sua produção. Além disso, um pequeno grupo de corporações domina o sistema de abastecimento alimentar, o que abala as relações entre produtores e consumidores.

  

Enviando sua mensagem