17/11/2017 14:36
Helena Nisa da Rosa, 26 anos, carioca, panafricanista, mulherista, faz parte do coletivo Semeando Ubuntu, do Fórum de Juventude Negra e do Hub das Pretas, é a terceira entrevistada da websérie
“Às vezes eu me sinto forte, às vezes eu me sinto frágil”. Helena Nisa da Rosa, 26 anos, carioca, panafricanista, mulherista, faz parte do coletivo Semeando Ubuntu, do Fórum de Juventude Negra e do Hub das Pretas, é a terceira entrevistada da websérie #SonhoDePretaConta.
Filmada em julho de 2017 durante o Festival Afrolatinas, maior evento da mulher negra da América Latina e Caribe, a websérie Sonho de Preta Conta é uma ação coletiva, fruto do projeto Hub das Pretas. A iniciativa envolve diferentes organizações e coletivos de jovens mulheres negras que atuam no combate ao racismo e ao sexismo em quatro cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
A série de vídeos é uma realização Odun Produções, Oxfam Brasil e Instituto Afrolatinas, em parceria com a Ação Educativa, Criola, Fase, Ibase, Inesc e Instituto Pólis, e apoio da Embaixada Britânica no Brasil.
Quem é quem na websérie:
– Angela Brandão Mendes, feminista interseccional
– Sil Bahia, comunicadora social e diretora no Olabi
– Helena Nisa da Rosa, panafricanista e mulherista
– Letícia Carvalho, ativista e feminista negra periférica
– Isa Rodrigues, grafiteira e artesã
– Beatriz Andrade, youtuber e blogueira
– Ana Paula Xongani, youtuber e afroempreendedora
– Dyarley Viana, ativista e educadora popular
– Charô Nunes, jornalista do Blogueiras Negras
– Rita Silva, estudante e ativista
– Érica Malunguinho, idealizadora da Aparelha Luzia (SP)
– Tauá Pires, historiadora e assessora política da Oxfam Brasil