Hélio Uchôa
09/10/2023 17:10

Nos últimos dias, a líder e dirigente quilombola da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) nacional e do território Ribeirão da Mutuca, no município de Nossa Senhora do Livramento, na região oeste do estado do Mato Grosso, Laura SIlva, vem sofrendo fortes ameaças de vida dentro do seu território.  

“A vida é feita de escolhas, eu escolhi lutar por um mundo mais justo, onde os meus irmãos quilombolas possam ter os seus direitos respeitados, pois desde muito cedo fui ensinada para não ter medo e aprender a encarar a realidade”, manifesta Laura em um grande desabafo nas redes sociais.

A FASE, através da articulação com os territórios que realizam seu trabalho de construção e obtenção da qualidade de vida e proteção da terra, repudia essas ameaças e exige o posicionamento da justiça e que atitudes sejam tomadas o mais rápido possível. Sabemos que essa tentativa de intimidação põe em risco sua integridade física e o bem-estar de sua família. 

Pedimos que as autoridades competentes do estado do Mato Grosso não sejam negligentes com a vida e dêem atenção à gravidade das ameaças.”Não quero em hipótese alguma, que minha luta em prol do meu povo seja pago com minha vida, caso este, como aconteceu com mãe Bernadete no dia 17 de agosto deste ano”, protesta Laura.

*Estagiário da Comunicação, sob supervisão de Paula Schitine