Notícias

05/02/2021FaseJustiça AmbientalPará

Café Regional: mineração e destruição

Episódio tratou sobre os riscos da mineração no município de Juruti, no Oeste do Pará, e os impactos no ecossistema da região


O programa Café Regional do último sábado (30) falou sobre a mineração e os seus impactos nos municípios vizinhos, com base no rompimento de uma barragem de contenção no município de Juriti, no Oeste do Pará. A tragédia atingiu o Igarapé, principal curso d’água da região, prejudicando a vida de moradores que dependem dos peixes e da água do rio. 

Neste episódio, a reportagem procuroou alguns sobreviventes da tragédia, e entrevistou o professor Everaldo Portela sobre os impactos socioambientais na região. Juliana Malerba, asessora nacional da FASE e autora do artigo “Da lama ao caos, do caos ao lucro”, faz a relação com os dois anos do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais e comenta a expansão da mineração no Brasil..

O Café Regional é uma iniciativa da FASE em parceira com a Rádio Rural de Santarém (PA) – 710 AM e tem o apoio do Greenpeace.  O programa vai ao ar todos os sábados, a partir das 08h05 da manhã, mas todos os episódios ficam disponíveis aqui no nosso site. Confira:

Enviando sua mensagem