Notícias

06/12/2019Amazonia

Café Regional: nas ondas do rádio na Amazônia 4

Romaria do Bem Viver, consciência negra e o uso intensivo de agrotóxicos foram os destaques de novembro


O programa Café Regional, uma iniciativa do programa da FASE na Amazônia em parceria com a Rádio Rural de Santarém (PA), com apoio do Greenpeace, vai ao ar todos os sábados, a partir de 8h05, na AM 710. O conteúdo é voltado aos povos da Amazônia e em defesa de seus territórios, mas também pode ser ouvido por aplicativo¹. A programação inclui música, informação, agenda de ações da sociedade civil, entrevistas e outros conteúdos. 

No dia 02 de novembro (feriado) o programa não foi ao ar. No dia 09, o destaque foi a I Romaria do Bem Viver, no PAE Lago Grande. Os entrevistados da edição foram Thiago Rocha, educador do programa da FASE na Amazônia; Edilena Teixeira, da Feagle; Edilson Figueira, do STTR de Santarém; e Laurinete Batista, coordenadora da Pastoral da Juventude do Lago Grande. 

No dia 16, o tema da Consciência Negra esteve em pauta. Iuri Rodrigues, membro do coletivo Alessandra Caripuna; Alessandra Caripuna, criadora da marca de roupas Negrices Caripuna; Kisse Leivas, estudante de direito da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); e a professora Julian Sousa, da UFOPA, foram entrevistados.

No dia 23, a I Romaria do Bem Viver voltou a ser o destaque do programa.  Participaram do programa fazendo uma avaliação da I Romaria, Ian Sousa, da Pastoral da Juventude de Arapiuns; Laurinete Batista, coordenadora da Pastoral da Juventude do Lago Grande; e Rômulo Itamar, coordenador da recém formada Pastoral da Juventude do Arapixuna. 

No último sábado do mês, dia 30, o centro da pauta foi o uso intensivo dos agrotóxicos após a mais recente liberação do governo. Rui Harayama, professor Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Calista Borges, oncologista e hematologista; e Samis Vieira, educador do Programa da FASE na Amazônia, foram ouvidos sobre o tema. 

[1] Baixe o aplicativo da rádio ou acesse www.radioruraldesantarem.com.br.

Enviando sua mensagem