Notícias

23/05/2016Pernambuco

Empresa Suape atua de forma violenta no Engenho Massangana (PE)

Escavadeiras do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS) promovem demolições para dar início às obras da estação de tratamento de afluentes


A empresa Suape continua agindo com truculência contra moradores da região. Dessa vez, o caso ocorreu na última quinta-feira (12), no engenho Massangana, onde a casa de um morador foi totalmente demolida¹ pelas escavadeiras comandadas pelo CIPS (Complexo Industrial Portuário de Suape). Há indícios de que ocorreu um grande engano, pois o processo judicial que correu à revelia, em nome da moradora Josefa de Lourdes do Nascimento, levou à destruição da moradia de seu filho Fábio Nascimento, dono e morador da casa. O processo de reintegração de posse deveria ter corrido em nome do verdadeiro dono e morador da casa, o que configura mais um crime revoltante por parte da empresa.

Construção de Petroquímica no Complexo de Suape em PE. (Foto: AI SUAPE/ Fotos Públicas)
Construção de Petroquímica no Complexo de Suape em PE. (Foto: AI SUAPE/ Fotos Públicas)

A violenta ação judicial foi realizada sob forte aparato policial, e mais uma vez a empresa Suape deu demonstração de total falta de diálogo com os moradores, pescadores e agricultores que vivem a dezenas de anos nos engenhos situados no município pernambucano do Cabo de Santo Agostinho. A área do engenho Massangana é uma região em que, segundo o Plano Suape, será consolidada, ou seja, a empresa realizará obras de infraestrutura para a permanência dos moradores, mais uma contradição da empresa que designou uma irrisória indenização de 18 mil reais para a moradora indiciada, conforme o laudo do perito que avaliou a propriedade.

Na segunda-feira (16) as escavadeiras da CIPS voltaram ao local da demolição para dar início às obras da estação de tratamento de afluentes. Porém, os moradores resistiram no local e o dono da casa demolida Fábio Nascimento foi preso e conduzido à delegacia do Cabo de Santo Agostinho, deixando o clima ainda mais tenso no engenho Massangana.

[1] Conteúdo do Fórum Suape, do qual o programa da FASE em Pernambuco faz parte.

Enviando sua mensagem