Notícias

24/03/2020Fase

FASE em tempos de Covid-19

A FASE, assim como diversas organizações, está tomando medidas urgentes de prevenção ao novo coronavírus


A FASE, assim como diversas organizações do campo dos direitos humanos, tomou diversas medidas de proteção à pandemia do Covid-19. Internamente, educadores e técnicos estão trabalhando em sistema de home office, outros estão em regime de escala. Todas as medidas tomadas levam em consideração as diferentes realidades e necessidades de proteção e autoproteção nos estados em que a organização atua.

Nossos parceiros estão solidários a esse momento e continuam apoiando as ações da organização. Sendo assim, algumas unidades regionais têm articulado atividades de comunicação, solidariedade, incidência política e divulgação das medidas de prevenção ao Covid-19.

Solidariedade e educação

Boa parte das áreas de atuação da FASE estão localizadas em zonas rurais e em periferias de grandes cidades, onde a informação não chega ou chega de forma equivocada. Estamos atentos ao momento e nos mobilizando para fortalecer ações de apoio a populações excluídas das cidades, do campo e das florestas.

O programa regional da FASE em Pernambuco, com apoio do Fundo SAAP e em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), realizou uma ação de doação de material de higiene e de limpeza para mais de 150 famílias nas periferias do Recife, totalizando quase 6 mil itens e 3 toneladas de doações, buscando também potencializar a economia local adquirindo tais produtos em mercados de bairro.

A Associação do Vale do Jamanxim recebeu o apoio do Fundo Dema por meio do projeto ‘Luta pela Diversidade’, direcionado à implantação de um viveiro comunitário com mudas diversificadas de espécies florestais e frutíferas, visando a recuperação de áreas degradadas e comercialização para o Programa Nacional de Merenda Escolar (PNAE). Foram doadas 640 mudas de açaí, 17 mudas de pequi, 8 mudas de urucum, 6 mudas de maracujá, 6 mudas de limão galego e 6 mudas de andiroba. A diversidade de mudas deve garantir a recuperação de 10 alqueires de áreas degradadas por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs), beneficiando cerca de 30 famílias do assentamento.

Assim como os programas regionais da FASE na Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso, a FASE na Amazônia está trabalhando na divulgação de informações de prevenção ao Covid-19 e apoio aos grupos parceiros. No sábado, dia 21, o tema do programa de rádio Café Regional, uma parceria entre a FASE e a Rádio Rural de Santarém, com apoio do Greenpeace, foi o combate ao coronavírus.

Estamos atentos ao momento e nos mobilizando para fortalecer ações de apoio aos nossos parceiros das cidades, do campo e das florestas. O momento é de solidariedade, união e cuidado. A FASE, através de sua presença em redes, articulações, fóruns e outras coalizões da sociedade civil brasileira, também está realizando incidência na conjuntura, especialmente contestando as investidas do governo contra direitos da classe trabalhadora, contra o despreparo e o desmonte das políticas de saúde coletiva (o SUS e seus profissionais), dentre outros. São as organizações da sociedade civil que estão na luta contra a arquitetura da destruição dos direitos coletivos e das políticas sociais, agrícolas, de saúde, no campo e nas cidades. A FASE se soma a essas iniciativas e às suas proposições e campanhas em curso no pais.

Acompanhe as campanhas, posicionamentos e denúncias de algumas das redes e fóruns que a FASE é parte: Abong, Plataforma da Reforma do Sistema Político, Articulação Nacional de Agroecologia, Articulação Recife de Luta, Observatório das Águas, Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

 

 

Enviando sua mensagem