Notícias

31/07/2018Rio de Janeiro

Favelas em Foto: Imagens por direitos

Museu de Arte do Rio recebe encontro de fotografia "Favelas em Foto: Imagens por direitos"


Providência, Vila Kennedy, Manguinhos e Santa Marta, ao longo do primeiro semestre de 2018 essas quatro comunidades do Rio de Janeiro receberam o “Favelas em Foto”, uma série de encontros que teve como objetivo debater a produção fotográfica, o papel dessa produção nas disputas de narrativa com o Estado e com a mídia hegemônica, a preservação da memória das lutas por direito e a formação de uma rede que incentive a produção documental sobre esses espaços.

Encontro Favelas em Foto, na comunidade Santa Marta. (Foto: Luiz Baltar)

“Os encontros reuniram moradores, ativistas, organizações de direitos, fotógrafos e coletivos de comunicação popular que afirmaram o direito de cada território e movimento social contar sua própria história a memória como um bem comum”, explica Luiz Baltar, fotógrafo popular e idealizador da atividade. Baltar lembra que oficinas de fotografia e narrativa sucediam os encontros com objetivo “incentivar a realização de trabalhos documentais e a criação de núcleos ou coletivos audiovisuais”.

Divulgação

No dia 11 de agosto, o Museu de Arte do Rio (MAR) irá receber o último encontro dessa série. Na ocasião serão apresentadas as histórias/memórias criadas durante as oficinas. O evento conta ainda com o coordenador do programa da FASE no Rio de Janeiro, Aercio de Oliveira Barbosa, a fotógrafa Nana Moraes e o fotógrafo e documentarista João Roberto Ripper. 

Serviço:

Favelas em Foto: Imagens por direitos

11 de agosto, Às 14h

Auditório do MAR (Museu de Arte do Rio)

Praça Mauá, 5 Centro – Rio de Janeiro

Enviando sua mensagem