Notícias

10/08/2021AgroecologiaBahiaSegurança Alimentar

Feira da Agricultura Familiar promove a troca de saberes na Bahia

Evento realizado pela prefeitura de Laje, contou com o apoio do programa da FASE na Bahia e outras organizações locais


Alcindo Batista ¹

Em homenagem ao Dia do Agricultor, data comemorada dia 28 de julho, o programa da FASE na Bahia apoiou a IV Feira da Agricultura Familiar do município de Laje, na região do Vale do Jiquiriça. A atividade é realizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da cidade e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS). 

“Essa ação foi importante para as pessoas saberem que existe essa agricultura familiar, com produtos naturais. Foi maravilhoso a gente aqui escolhendo quais produtos levar e conseguir vendê-los. Nós nos divertimos, ensinamos o que a gente sabia e aprendemos coisas novas”, conta Daiara da Conceição, da Comunidade do Coito, que junto com a sua mãe, Antônia da Conceição, participou do evento.

Esta é a primeira vez que a comunidade está recebendo o apoio técnico da FASE. “Nem todos os moradores da região, por exemplo, conheciam dona Antônia, que é uma agricultora com alimentos muito diversos”, explica Henrique Ramos, educador da FASE na Bahia. Dona Antônia brinca dizendo que ainda faltou levar o amendoim, feijão, tomate, pimentão, coentro, mas que já está tudo plantado. 

Também apoiaram a Feira da Agricultura Familiar o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) da região, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Câmara de Vereadores de Laje, Banco do Nordeste e Cooperativa de Trabalho da Região Sudoeste da Bahia (COOPERSUBA) e outras diversas associações parceiras. 

[1] Estagiário, sob supervisão de Cláudio Nogueira.

Enviando sua mensagem