Notícias

13/04/2006Pernambuco

Recife vai sediar o Fórum Social Brasileiro

Vai começar na semana que vem a segunda edição do Fórum Social Brasileiro. Vai ser em Recife, entre os dias 20 e 23


Fausto Oliveira

Vai começar na semana que vem a segunda edição do Fórum Social Brasileiro. Vai ser em Recife, entre os dias 20 e 23. Mais de 500 entidades estarão reunidas na capital pernambucana para discutir os rumos de um outro Brasil possível. Como sempre acontece nos eventos do Processo Fórum (processo histórico e social levado em nível mundial e cuja expressão mais conhecida são os Fóruns Sociais Mundiais), o espectro político dos participantes é bastante variado, dentro de um grande campo de pensamento e ação que visa a crítica do desenvolvimento insustentável, antidemocrático, excludente e contra os direitos humanos.

A FASE estará presente em diversas atividades. A questão da defesa da água como direito humano, do acesso de todos aos recursos hídricos e da luta pela não privatização da água será uma das participações da FASE. A atividade estará sob responsabilidade da Rede Brasileira pela Integração dos Povos, com a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental e a Red VIDA (organização latino-americana de defesa da água). Nas discussões, os participantes vão abordar o problema de repelir a onda privatizante ao mesmo tempo em que se pretende revitalizar técnica e financeiramente os sistemas públicos ligados à água.

Outra participação importante será nos debates de políticas urbanas. Três atividades envolverão a FASE na questão do Direito à Cidade. Numa delas, jovens da Baixada Fluminense e Belém do Pará vão se reunir para debater as interações entre juventude, cultura e os espaços urbanos. As eleições estarão em foco com a atividade da campanha De Olho no Seu Voto, que pretende pôr em pauta novas metas de transporte, saneamento, habitação e outros direitos urbanos. Os participantes destas atividades também farão parte da ação

A atuação da FASE na economia solidária também estará representada por atividades do Fórum Pernambucano de Economia Solidária, braço estadual do fórum nacional, do qual a FASE participa intensamente. Um seminário vai discutir os rumos deste novo projeto de economia democrática e desconcentradora para o Brasil. Assim como oficinas sobre o assunto serão realizadas pelo Fórum Pernambucano.

Enviando sua mensagem