Notícias

26/02/2019Pernambuco

Trilhas da Democracia: debates sobre política na TV

Programas serão veiculados pela TV Pernambuco, logo após o Carnaval. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a FASE, com o apoio da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC)


O avanço do conservadorismo, da extrema direita, do neoliberalismo e a retirada de direitos da classe trabalhadora brasileira estão estimulando formas de comunicação que visam ocupar o espaço para fazer um debate crítico do Brasil, analisando os fatos sob a ótica de quem defende mudanças sociais e melhor qualidade de vida para todos. A mais nova iniciativa nesse sentido é o programa de televisão Trilhas da Democracia, que será veiculado pela TV Pernambuco, logo após o Carnaval.  O programa é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a FASE, com o apoio da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC) por meio da TV Pernambuco.

A coordenação e apresentação do programa é do historiador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marco Mondaini. “Diante de um cenário social e político que se apresenta como de retrocesso da democracia, desrespeito aos direitos humanos, crescente intimidação às universidades públicas e criminalização dos movimentos sociais, espera-se que o programa consolide-se como um instrumento de permanente interlocução entre universidades e movimentos, tornando-se uma das referências nos debates sobre democracia e direitos humanos”, comentou. 

Na TV Pernambuco,  o programa promoverá debates semanais sobre temas relacionados ao Estado, sociedade e direitos. A ideia do Trilhas da Democracia é receber sempre dois convidados, sendo um ligado aos movimentos sociais e um pesquisador da academia, para debaterem temas relacionados à defesa dos direitos humanos. “Que o elo promovido entre a sociedade civil e a universidade contribua para a troca de saberes, união de forças e afinação de discursos para que se possa enfrentar o avanço do conservadorismo no Brasil. Essa união irá nos auxiliar a ampliar a nossa capacidade de resistência para que possamos garantir o estado de direito”, afirmou o diretor executivo da FASE Evanildo Barbosa.

Pré-estreia na Internet

O programa teve sua pré-estreia na internet. A série de quatro programas teve como tema a “Expectativa sobre o governo Bolsonaro”. No primeiro episódio, o doutor em Ciências Políticas e professor da UFPE Michel Zaidan e o deputado federal eleito e presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Pernambuco, Carlos Veras,  debateram o assunto sob a ótica do Estado e da sociedade. No segundo programa, o ex-deputado federal, pesquisador em educação e professor da UFPE, Paulo Rubem, e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, levaram em consideração as expectativas sobre a área da Educação.

Seguridade Social e Mulheres foram assuntos debatidos com a médica e professora do Departamento de Medicina Social da UFPE Heloísa Mendonça e com a pesquisadora do Instituto Feminista para a Democracia SOS Corpo, a doutora em Serviço Social Verônica Ferreira. Já os impactos sociais e ambientais do desenvolvimento foram abordados pela doutora em Geografia e professora do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE Ana Cristina Fernandes e pelo doutor em Desenvolvimento Urbano e diretor executivo da FASE, Evanildo Barbosa.

 

Enviando sua mensagem