O projeto Amazônia Agroecológica é financiado pelo Fundo Amazônia e beneficia, através de apoio direto, 450 famílias agricultoras e agroextrativistas no Pará e outras 300 em Mato Grosso. Também financia pequenos projetos acompanhados pelo Fundo Dema, que beneficiam 1500 famílias.
Nesse projeto, as equipes da FASE Amazônia e Mato Grosso realizam acompanhamento técnico para implantação e/ou enriquecimento de sistemas produtivos agroecológicos, manejo sustentável dos bens naturais e organização socioprodutiva de agricultores familiares, agroextrativistas e populações quilombolas, realiza visitas técnicas acompanhadas (VTAs) com a aplicação de metodologias participativas como mutirões, vivências e expedições em terreno, bem como a realização de intercâmbios, reuniões e oficinas.
CONFIRA AQUI TODAS AS MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES RELACIONADAS AO PROJETO AMAZÔNIA AGROECOLÓGICA
A proposta envolve também a disseminação de práticas de proteção e gestão das águas, conservação e reprodução das espécies e variedades de sementes, mudas e manivas crioulas, com a constituição de redes de Guardiões de Sementes e das Águas. Promove a inserção de produtos beneficiados, artesanais e in natura em circuitos curtos de comercialização e consumo no Pará e no Mato Grosso, constituídos a partir de redes locais, feiras, mercados privados e institucionais, além da capacitação em chamadas públicas para mercados institucionais e não institucionais. Envolve, ainda a realização de estudos, diagnósticos, cursos, oficinas, seminários, reuniões, capacitações e intercâmbios, bem como recursos para organização, logística e infraestrutura de feiras.
Dessa forma, o projeto visa promover a conservação ambiental e fortalecer as atividades econômicas sustentáveis realizadas por povos e comunidades tradicionais, indígenas e agricultores familiares por meio de ações a serem diretamente desenvolvidas pelos beneficiários/as, valorizando o conhecimento tradicional, estimulando a diversificação produtiva, o uso sustentável do solo, a melhoria da segurança alimentar e nutricional e contribuindo na renda familiar dos/as agricultores/as por meio de práticas agroecológicas.
Conheça aqui a publicação “Culturas Alimentares: um estudo sobre comunidades amazônicas”.
Conheça Nossas Ações
Leia Mais:
Notícias
Rua das Palmeiras, 90
Botafogo - Rio de Janeiro
CEP: 22270-070