06/11/2021 23:07
Em novembro, o programa Café Regional falou sobre a construção de um complexo turístico na Praia de Pontas de Pedras, em Santarém. Assim, no dia seis foi feito um debate sobre a urbanização, poluição e privatização das praias na região. Reginaldo Pinto, mestre Processos Construtivos e Saneamento Urbano; Yuri Rodrigues, educador FASE Amazônia e membro do grupo Direito à cidade de Santarém; Sheila Sousa, da Federação das Associações de Moradores, Comunidades e Entidades do Assentamento Agroextrativista Eixo Forte e Sebastião Pereira, da comunidade Santa Maria, participaram da mesa.
Tocador de áudioJá no dia 13, o bate-papo foi sobre o período de defeso dos peixes, que começa no próximo dia 15. Trata-se de um período de pauta na atividade pesqueira, respeitando a natureza e dando tempo para que os animais possam se reproduzir sem interferências da mão do homem. Manoel Pinheiro, diretor de organização social e meio ambiente da colônia de pescadores Z-20; Áurea Ribeiro, coordenadora do grupo de base na Pérola do Mar e Rennan Rocha, do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), foram os convidados da semana para falar sobre esse momento.
Tocador de áudioFalando em meio ambiente, chegou ao fim no último dia 12 a 26° edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26. Diante disso, Maureen Santos, coordenadora do Grupo Nacional de Assessoria(GNA) da FASE faz um balanço dos resultados do evento desse ano, uma das mais importantes da história. A pesquisadora Camila Moreno, do Grupo Carta de Belém, parceiro da FASE também cedeu uma entrevista para o programa no dia 20, assim como Toya Manchineri, articulador da área de territórios e recursos naturais da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) e Wal Munduruku, representante do povo do Baixo Tapajós, que falaram sobre a participação indígena e de setores das minorias nesta edição do evento, a mais importante de todas.
Tocador de áudioDados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE) apontam que, entre agosto de 2020 e julho de 2021, foi desmatada uma área de 13.235 km² na região da Amazônia Legal. Diante disso, no dia 27 o programa tratou do poder destruidor do grande capital que financia a devastação nesses territórios e o impacto na vida dos povos tradicionais. Participaram da mesa Carlos Nobre, climatologista e Dário Kopenawa, da Terra Indígena(T.I) Ianomâmi.
Tocador de áudioO Café Regional é uma iniciativa da FASE em parceria com a Rádio Rural de Santarém (PA) – 710 AM e que tem o apoio do Greenpeace. O programa vai ao ar todos os sábados, a partir das 08h05 da manhã, mas todos os episódios ficam disponíveis aqui no nosso site.