28/01/2009 16:01

Fausto Oliveira

Belém do Pará – Está agendada para o dia 29, próxima quinta-feira, uma reunião de cinco presidentes sul-americanos com lideranças sociais da região. Confirmaram presença Lula, o venezuelano Hugo Chávez, o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa e o paraguaio Fernando Lugo. A expectativa é que eles se permitam pautar pela agenda da sociedade.

O que não faltam são agendas de alta importância para os povos da região. Neste momento em que os governos que se identificam como populares propõem um processo de integração regional, com o fortalecimento das relações sul-americanas para além do comércio, as grandes questões não podem ser tratadas exclusivamente segundo as lógicas de Estado.

No meio do caminho de alguns dos projetos de integração energética e viária, por exemplo, estão milhares de pequenas povoações tradicionais no norte do Brasil, sul da Venezuela, a oeste dos Andes e ao longo do Cerrado. Ignorá-los, como hoje costuma acontecer, invalida este modelo de integração. Isto sem falar nos ecossistemas que repousam sobre um equilíbrio próprio, e dos quais dependem mais do que em geral se pensa: o regime de chuvas no sudeste, por exemplo, já se sabe que é extremamente afetado pelo desmatamento da Amazônia.

Assim, espera-se que os governantes destes cinco países tenham a sensibilidade de ouvir, de abrir suas visões a outras formas de pensar o desenvolvimento. E que possam considerar a possibilidade de, em diálogo permanente com os povos da região, redefinir os rumos da integração latino-americana.