Helio Uchôa
25/08/2023 13:57

Acontece em Abaetetuba, no Pará a IV Conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, entre os dias 24 e 25 de agosto. O objetivo do encontro é traçar metas de soberania alimentar aos povos e comunidades tradicionais, negros, quilombolas, povos de matriz africana, mulheres, jovens, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Programa de Benefícios de Prestação Continuada – BPC, dentre outros.

A coordenadora da FASE-Amazônia, Sara Pereira, fez uma fala durante o evento enfartizando a importância das políticas públicas também para as cidades amazônicas.

“Ainda é muito comum, quando se fala em política pública , a gente ver os gestores fazendo o famoso ‘copia e cola”. Copia uma política de outro lugar e implementa na Amazônia. As cidades no território amazônico tem essa relação de nascedouro. Não se pode pensar em uma cidades que não dialoga com com o rio e com a floresta”, destacou Sara.

 

A conferência de Abaetetuba conseguiu atingir até agora um público de mais de 100 pessoas entre colaboradores, técnicos e delegados, representantes de governo e da sociedade civil e a forma como os debates são propostos á comunidade transforma o encontro em uma grande exposição de ideias.

“A FASE Amazônia que compõe o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Abaetetuba/PA entende que é fundamental ampliar a participação dos mais diversos setores sociais envolvidos com a Soberania Alimentar e Nutricional, especialmente os grupos mais vulneráveis”, ressalta o educador da FASE Amazônia, Lourenço Lima.

*Estagiário da Comunicação, sob supervisão de Paula Schitine