Julia Tetê e Suzana Devulsky
04/04/2025 16:31
Nos dias 26 e 27 de março, a FASE Bahia se reuniu a outras organizações responsáveis pela execução do projeto ATER Biomas para a realização de uma oficina macroterritorial com o tema “Orientações para Produção Agroecológica e convivência com Bioma e Clima”. A oficina aconteceu em Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, mas também estiveram representados outros dois territórios: Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina, para pensarem juntos no fortalecimento de um modelo justo e saudável de produção.
A oficina foi facilitada pelo professor Daniel Dourado e pelo representante da Diretoria de Invocação e Sustentabilidade – DIS, Edson Ribeiro, que juntos apresentaram às equipes das entidades e demais agricultores presentes diversas práticas agroecológicas para defesa de pragas, doenças e adubação.
A primeira parte aconteceu na Secretaria de Agricultura do município de Mutuípe, no território Vale do Jiquiriçá, e a parte prática aconteceu no Sítio Menino de Luz, com o apoio da Prefeitura de Mutuípe. A oficina integra o cronograma do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER Biomas, financiado pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e Secretaria de Desenvolvimento Rural – BAHIATER/SDR.
Um dos pontos de destaque trazidos por Daniel foi sobre os benefícios da adubação verde, como o aumento da capacidade de armazenamento de água no solo, o fornecimento de nitrogênio, e a proteção do solo contra erosão e radiação. Participaram aproximadamente 45 pessoas, que também aprenderam práticas agroecológicas, como práticas de conservação do solo, biofertilizantes, compostagem e fungicidas naturais.
A extensão rural é uma importante ferramenta que atende as necessidades dos agricultores familiares, desde a produção até a comercialização. Nesse contexto, a agroecologia busca reduzir a dependência de insumos agroquímicos e promove a diversificação de culturas, respeitando o meio ambiente e visando a alimentação saudável das famílias. O assunto, amplo e diverso, se torna ainda mais relevante quando pensado como ferramenta de enfrentamento das mudanças climáticas e cuidados com a terra.
*Comunicadora da FASE Bahia e FASE Nacional, respectivamente